segunda-feira, 26 de março de 2012

Blogs comentados:

Eduarda F http://eduardafellomena.blogspot.com.br/
Francielle P http://franciellepbt.blogspot.com.br/
Laura G http://lauragelpi.blogspot.com.br/

A BIOLOGIA E SUAS ÁREAS

            A biologia é a ciência que estuda os seres vivos, levando em consideração, principalmente, a compreensão de cada individuo no planeta. Essa ciência vem sendo utilizada desde o século XIX, desde então, muitas hipóteses já foram comprovadas com diversos experimentos.         
            Tal ciência abrange diversas áreas, dentre todas essas, escolherei cinco delas e darei mais detalhes.
            A citologia (biologia celular) é o ramo da ciência que estuda as células, levando em conta suas funções, estrutura e sua importância para os seres vivos. As células são as unidades estruturais e funcionas do nosso corpo, isto é, elas atuam em todas as atividades do ser vivo. Cada célula é formada basicamente por membrana plasmática, o citoplasma e o núcleo. A membrana plasmática é um limite celular que separa o citoplasma do meio externo. No núcleo é onde está situado o material genético de cada individuo mais conhecido como DNA.
            A genética é a área da biologia que estuda a hereditariedade, os genes e a variação de organismos. Nela é explicada a forma de transmissão de características que é passada de geração em geração. Atualmente, a genética proporciona meios para a descoberta da função dos genes, ou seja, o estudo das interações genéticas. No organismo, o material genético encontra-se no cromossomo, que está na estrutura química da molécula de DNA. Esta ciência é muito ligada a nós humanos, o fato de termos semelhanças com nossos familiares diz muito sobre nosso DNA. A aparência, a personalidade, a maneira da qual vivemos, tem ligação direta com a nossa genética e nosso cotidiano.
            A ecologia é o ramo que estuda os seres vivos e sua forma de lidar com o meio ambiente no qual habitam. Esta área é importante para tirarmos uma conclusão sobre os animais e o ecossistema, se estão é boas condições. Principalmente agora, quando desmatamentos, extinção de animais e outras catástrofes acontecem com o meio ambiente, qualquer ecologista é de extrema importância, pois graças a seus estudos, podem converter a nós, formas de preservação.
            A etologia é a área da biologia que está ligada com o comportamento animal. Segundo Darwin, cada espécie tem sua forma de vida, sua forma de comportamento, de defesa, de ataque. Os animais são estudados, preferencialmente, em seus locais de habitação, pois seu jeito de ser tem uma espécie de regra em um lugar no qual os animais já conheçam, já tenham certa familharização. Um exemplo próximo de todos nós, são nossos animais de estimação, que obedecem nossas ordens.
            A biologia marinha compreende os seres que vivem no ecossistema de água salgada e suas relações com os demais seres. Dentre peixes, algas e mariscos, muitos são consumidos por nós humanos. Além de serem apreciados cozidos por muitas pessoas, também são consumidos crus, contudo, mais do que apenas o seu sabor, são muito saudáveis para os seres humanos.
            Com tudo isso, posso afirmar que a biologia é uma área que estuda assuntos importantíssimos, que de uma forma ou de outra, por mais que não prestemos a atenção, estão sempre presentes em nosso cotidiano.